terça-feira, 27 de janeiro de 2015

#PoesiaNaPenumbraArtigos - Verdadeira fonte da vida - Davyd Biondo


A poesia descortina os prazeres do mundo e toca o coração dos seus admiradores. Muitas vezes alcança aqueles que outrora a discriminaram. “Alma” pura nascida no movimento das mãos de um artista. Cada indivíduo a vê da maneira que mais lhe agrada. Enobrecida, porém, incompreendida. Perseverante no caminho de espinhos construído em meio às críticas severas.
Críticas essas feitas pela ausência de conhecimento prévio da realidade, expressa e observada na própria palavra. Apresenta um feixe de luz ao longo da escuridão. Na tristeza, a poesia resgata a alegria, na dor, traz a sintonia do amor. Seja de noite ou de dia, seu encanto resplandece. Gigante capacidade de manter o natural de tudo, sem adulterar nada.
Imensa maravilha das estações, meses e anos. “Abre a porta” do esperançoso conhecimento. Quando a ouve, logo vem o fascínio. Mas se a lê, cria a própria versão do conteúdo. Assim, os mesmos traços poéticos proporcionam novas obras, com direito a personagens diferentes em milhares de histórias. Até porque todo ser humano interpreta, dimensiona e visualiza uma única poesia de forma distinta do outro.
Poderosa força de preencher os ambientes, visto que evita deixar alguém só. No romantismo a poesia foi à liberdade, a nacionalidade de uma nação. Enquanto isso, no modernismo, deu uma identidade à arte. Seus registros ficam “escritos nas estrelas”, independente do período ao qual pertencem. Mostra-se em variações de temas e procedimentos, cujo chamado envolve gerações!
Agente humanizadora de quem recupera algo adormecido, quase morto. Grandes nomes, diariamente, a produzem. Ajudam a serrar as correntes preconceituosas. Ao eliminar a parte burocrática, ela chega a muitas pessoas. Por meio dela nos revelamos; podemos transmitir a verdadeira fonte da vida: sinceridade somada ao respeito. Se ainda não descobriu a harmonia nos elementos, apresento a poesia, amiga valiosa presente nas horas boas e ruins!


Davyd Biondo
Jornalista / Escritor – ES

angeondo@hotmail.com